Fernando Sá e seu amor ao xadrez!
do Reino de Caíssa por
 
Por Fernando Melo

Parabéns Fernando Sá pelos seus 47 anos de vida!
O xadrez da Paraíba tem crescido muito nos últimos anos graças ao trabalho de alguns abnegados, e para não ir muito longe com a relação, podemos lembrar Luis Flavio Paiva, Joaquim Junior e Fernando Sá de Melo. Vamos nos debruçar neste último, por um motivo especial, já que trata-se do seu aniversário, 47 anos, completados hoje, para alegria dos seus familiares e amigos.

Eu sempre acreditei na capacidade de Fernando Sá, mas confesso que ele me surpreendeu com o poder de organização e disciplina demonstrado na direção do Memorial Bobby Fischer. É algo além do esperado, uma dedicação singular, na busca dos mínimos detalhes. Tudo é pensado, avaliado, calculado e quando ele bate o martelo, ficamos certos de que tudo vai acontecer como planejado.

Claro que isso exige muito esforço, espírito de renúncia e, acima de tudo, paixão pelo que faz. Vi nessa última versão do Bobby Fischer o que ele fez, antes e durante o torneio. O primeiro a chegar, o último a sair, atento a tudo sem deixar nada escapar, vigilante para que nada prejudicasse o andamento do torneio.  

Neste dia de hoje, 18 de abril, quero lhe prestar essa homenagem e que todos os enxadristas brasileiros sintam o quanto ele é importante para que o xadrez na Paraíba, no Nordeste e no Brasil continue na sua escalada de vitórias e conquistas.

Fernando Sá tem feito sua parte com dignidade e todos os louros que possa receber, o maior deles vem da deusa Caíssa, satisfeita com seu trabalho e certa de que poderá contar com ele por todos esses muitos anos que ainda virão. De minha parte, nada melhor do que ter um filho assim. Sei o quanto ele é querido por Dona Ana, sua mãe, e por Silvio, seu irmão. Sei da feliz família que constituiu ao lado de Gláucia, sua esposa, e dos seus lindos filhos Daniel e Maria Rita. Mas o que mais sei é do seu amor ao xadrez!